Às dez horas e quarenta minutos do dia cinco de abril de dois mil e dezenove, na sala trezentos e treze do prédio vinte do Campus dois do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, realizou-se a décima primeira Reunião Ordinária da Assembleia do Departamento de Física (DF) sob a presidência do Professor Claudio Antunes de Siqueira, contando com a presença dos professores Allbens Atman Picardi Faria, Anderson Fabian Ferreira Higino, Eduardo Célio Boaventura, Humberto Alencar de Paiva, Leonardo dos Santos Lima, Luis Argel Poveda Calvino, Marcelo Valadares de Magalhães Pereira, Mauro Lúcio Lobão Iannini, Thiago Gomes de Mattos, Wanderley dos Santos Roberto e Luciana Vasconcelos Cambraia. O Prof. Sidney Nicodemus da Silva participou como convidado. Após a verificação do quórum, o Presidente da Assembleia colocou em votação a seguinte proposta de pauta: 1 – Justificativas de ausência; 2 – Aprovação da ata da assembleia 010; 3 – Escolha dos representantes do DF junto ao Fórum de Coordenadores; 4 – Eleição para Coordenador do Núcleo de Ensino Superior; 5 – Apreciação e aprovação dos Relatórios de Atividades do DF em 2018; 6 – Apreciação dos Regulamentos de Afastamento e de Remoção de Docentes do DF; 7 – Outros Assuntos; 8 – Informes da Chefia e dos membros do DF. A proposta de pauta foi aprovada por unanimidade. 1º item – Justificativas de Ausência. Todos os professores do DF estavam presentes. 2º item – Leitura e aprovação da ata da assembleia 010. A ata foi lida, corrigida e assinada por todos na semana após a assembleia 010 e não foi necessária nova leitura e aprovação. 3º item – Escolha dos representantes do DF junto ao Fórum de Coordenadores. Os professores Mauro Lúcio (titular) e Allbens (suplente) aceitaram a indicação do chefe do departamento e tiveram seus nomes aprovados com nove votos a favor e uma abstenção pela assembleia. 4º item – Eleição para Coordenador do Núcleo de Ensino Superior. O Prof. Allbens questionou se um professor EBTT poderia ser coordenador do Núcleo de Ensino Superior. O Prof. Claudio resolveu então verificar no regulamento do departamento e transferiu o item para a próxima assembleia. 5º item – Apreciação e aprovação dos Relatórios de Atividades do DF em 2018. O Prof. Claudio apresentou uma planilha resumida com as pontuações obtidas por cada professor, onde todos estavam em acordo com a Resolução CEPE 16-11. Submetida a votação, os relatórios foram aprovados por unanimidade. O Prof. Allbens aproveitou o momento para dizer que, com relação à conferência dos documentos comprobatórios, a Diretoria deve dar um voto de confiança aos professores, em vez de solicitar a conferência de cada documento e que, para facilitar a comprovação das participações em comissões, a chefia deveria fazer um documento único para o departamento durante o ano. 6º item – Apreciação dos Regulamentos de Afastamento e de Remoção de Docentes do DF. Para dar tempo para a apreciação dos regulamentos pelos professores, o item foi transferido para a próxima assembleia. 7º item – Outros Assuntos. Neste item foi realizada a criação da Comissão de Avaliação para Progressão Funcional. A comissão escolhida em consenso pela Assembleia foi composta pelos professores Claudio (presidente), Wanderley, Eduardo e Anderson. Submetida à Assembleia, a composição foi aprovada por oito votos a favor e três abstenções. 8º item – Informes da Chefia e dos membros do DF. O Prof. Claudio relatou aos presentes um resumo da reunião dos chefes da Unidade BH com o Diretor Geral ocorrida em 29 de março de 2019, onde o Prof. Flávio informou sobre os cortes das funções gratificadas que estavam sendo preparados pelo Governo Federal em todo o poder Executivo e como tal ação afetaria o CEFET-MG. Informou também sobre o processo de recredenciamento do CEFET-MG, sobre a Auditoria da CGU realizada em 2018 no CEFET-MG. O Prof. Humberto informou sobre o novo estagiário dos laboratórios de Física Experimental, oriundo de projetos de Bolsa de Complementação Educacional do CEFET-MG, e o trabalho a ser desenvolvido por ele. O Prof. Wanderley relatou o que foi discutido nas reuniões da Congregação do Campus-II. Informou que a Congregação aprovou um maior rigor quanto ao controle da entrada de terceiros no Campus. O Presidente da Congregação solicitou que os docentes que precisarem de autorização para uso de salas, auditórios e liberação para terceiros usarem o refeitório, que o façam com antecedência. O Prof. Thiago informou sobre o estudo para a desvinculação das disciplinas aos cursos. Nada mais havendo a registrar, eu, Prof. Claudio Antunes de Siqueira, lavrei a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais presentes. Belo Horizonte, cinco de abril de dois mil e dezenove.
