Às dez horas e vinte minutos do dia 26 de fevereiro de dois mil e dezoito, na sala LS2 do Campus II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, realizou-se a segunda Reunião Ordinária da Assembleia Departamental do Departamento de Física – DF – sob a presidência do Professor Claudio Antunes de Siqueira, contando com a presença dos professores Allbens Atman Picardi Faria, Anderson Fabian Ferreira Higino, Eduardo Célio Boaventura, Fábio Wellington Orlando da Silva, Humberto Alencar de Paiva, Luis Argel Poveda Calviño, Marcelo Valadares de Magalhães Pereira, Thiago Gomes de Mattos, Wanderley dos Santos Roberto e a Técnica Administrativa Dirce Santana de Lima. Após a verificação do quórum, o Presidente da Assembleia colocou em votação a seguinte proposta de pauta: 1º – Justificativas de ausências; 2º – Projeto de Autonomia do DF para gerar sua própria Grade de Disciplinas e Horários; 3º – Nomeação dos Membros da Comissão Mista DF-DM-Patrimônio para Realização do Inventário do antigo DFM; 4º – Escolha dos Membros do DF para participarem da Congregação, da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, da Coordenação de Laboratório, da Revisão de Pedidos de Dispensa de Disciplina e Comissão para Seleção de Monitores; 5º – Critérios de Distribuição de Encargos; 6º – Informes da Chefia e dos membros do DF. Colocada em votação, a proposta de pauta foi aprovada por 10 votos a favor e uma abstenção. 1º item – Justificativas de ausências: O Presidente colocou em votação a justificativa de ausência do Prof. Leonardo dos Santos Lima, que estava fazendo uma cirurgia de retirada dos sisos, a qual foi aprovada por unanimidade. 2º item – Projeto de Autonomia do DF para gerar sua própria Grade de Disciplinas e Horários: O Prof. Eduardo fez a apresentação do tema da pauta defendendo o fim de disciplinas específicas para cada curso e a otimização das turmas quanto a horários e número de alunos. O Prof. Anderson ponderou entre outras coisas que autonomia deve ser decisão superior e que deve haver respeito às regras de distribuição de encargos. O Prof. Wanderley argumentou que estes assuntos deverão ser discutidos com a Diretoria em uma reunião que ocorrerá brevemente. O Prof. Fábio disse que não é comum que os Departamentos de Física tenham autonomia para gerenciar seus horários. No CEFET é o Forum de Coordenadores que decide e a grade é definida pelo MEC. Outros colegas argumentaram que não havia necessidade de uma proposta de encaminhamento. 3º item – Nomeação dos Membros da Comissão Mista DF-DM-Patrimônio para Realização do Inventário do antigo DFM: O Prof. Claudio informou que a comissão é necessária para proceder à separação do antigo DFM e ela será composta pelo Chefe do DF, um professor que atue nos laboratórios de Física, um membro indicado pelo DM, a Técnica Administrativa Dirce Santana de Lima e um membro indicado pela Divisão de Patrimônio. O Prof. Marcelo se apresentou como voluntário e a sua participação e a criação da Comissão foi aprovada por 10 votos a favor e uma abstenção. 4º item – Escolha dos Membros do DF para participarem da Congregação, da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, da Coordenação de Laboratório, da Revisão de Pedidos de Dispensa de Disciplina e Comissão para Seleção de Monitores: O Prof. Claudio solicitou na ordem dos itens da pauta que os membros do DF que desejassem participar das comissões se apresentassem. Para a Congregação, o Prof. Wanderley se apresentou como candidato a titular e o Prof. Eduardo como candidato a suplente. Posto em votação, a proposta foi aprovada por 10 votos a favor e uma abstenção. Para a Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, apresentaram-se os Prof. Luis e Humberto como candidatos. Colocado em votação, a proposta foi aprovada por 10 votos a favor e uma abstenção. Para a Coordenação de Laboratório, o Prof. Fábio opinou que na transição para o novo departamento a coordenação deve ser mantida. Os Professores Marcelo e Anderson se apresentaram como candidatos a coordenador e sub-coordenador, respectivamente. Posto em votação, a proposta foi aprovada por 11 votos a favor e uma abstenção. Para a Comissão de Análise de Revisão de Pedidos de Dispensa de Disciplina, houve antes uma discussão sobre como deveria ser o procedimento do DF na análise desses pedidos. O Prof. Claudio propôs uma comissão composta de um professor para cada disciplina. O Prof. Thiago propôs um coordenador para distribuir os pedidos para vários professores e o Prof. Anderson propôs a existência de uma comissão de 2 professores para analisar os pedidos. O encaminhamento foi feito da seguinte forma: em uma primeira votação, foi decidido entre ter uma comissão de 2 membros e ter o trabalho divido entre vários professores. A primeira proposta teve 3 votos a favor, a segunda recebeu 6 votos e houve 3 abstenções. Na segunda votação foi feita para decidir entre as propostas do Prof. Claudio e do Prof. Thiago. A proposta do Prof. Claudio recebeu 3 votos, a proposta do Prof. Thiago, 5 votos e houve 4 abstenções. Não houve tempo para a escolha dos membros da Comissão para Seleção de Monitores e ela será nomeada ad-referendum pelo Chefe do DF. O item 5 da pauta, também por falta de tempo, ficará para ser discutido na próxima assembleia. Em seguida, o Presidente encerrou a Assembleia. Nada mais havendo a registrar, eu, Claudio Antunes de Siqueira, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais presentes. Belo Horizonte, vinte e sete de fevereiro de dois mil e dezoito.
