Às quinze horas do dia vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e um, os servidores do DF reuniram-se, sob a presidência do Prof. Claudio Antunes de Siqueira, Chefe do DF, por meio do sistema de videoconferência RNP, para a Décima Primeira Reunião Ordinária da Assembleia do Departamento de Física, contando com a presença dos professores efetivos Allbens Atman Picardi Faria, Almir Gonçalves Vieira, Anderson Fabian Ferreira Higino, Diego Cézar Monteiro de Mendonça, Eduardo Célio Boaventura, Francisco Pazzini Couto, Humberto Alencar de Paiva, Ivo de Jesus Ramos, Leonardo Gabriel Diniz, Leonardo dos Santos Lima, Luis Argel Poveda Calvino, Marcelo Valadares de Magalhães Pereira, Marcos Paulo Pontes Fonseca, Mauro Lúcio Lobão Iannini, Renato Pontone Júnior, Rodrigo Penna, Rogério Helvídio Lopes Rosa, Sidney Maia Araújo e Thiago Gomes de Mattos, totalizando 20 presentes na abertura dos trabalhos. Com a verificação inicial de quórum, iniciou-se a reunião. Em seguida, o Presidente da Assembleia apresentou a proposta de pauta, fez as modificações sugeridas pelos presentes e colocou em votação a seguinte pauta: 1 – Justificativas de ausências; 2 – Escolha da banca de concurso para professor substituto no DF para atuar no ETPNM; 3 – Redistribuição de parte das aulas do Prof. Rodrigo Penna; 4 – Aprovação da ata da assembleia 10 do DF; 5 – Discussão sobre aulas práticas no ERE; 6 – Outros assuntos; 7 – Informes da Chefia e dos membros do DF. Colocada em votação, a proposta acima foi aprovada por unanimidade. 1º item – Justificativas de ausências. O Prof. Sidney Nicodemos justificou sua ausência por estar em uma consulta médica agendada a mais tempo, o Prof. Wanderley informou que estava fazendo exames médicos e o Prof. Weber estava de licença paternidade. Colocada em votação, as justificativas foram aprovadas unanimidade. 2º item – Escolha da banca de concurso para professor substituto no DF para atuar no ETPNM. Com o fim próximo dos contratos dos professores Orlando e Natália, a Chefia do DF solicitou à DEPT a abertura de processo seletivo para novos professores. O Prof. Renato apresentou então à Assembleia a proposta de banca com as seguintes sugestões: Prof. Rodrigo (presidente), Prof. Rogério, Prof. Sidney Maia e Prof. Ivo (suplente). Colocada em votação a composição da banca foi aprovada com dezesseis votos a favor e uma abstenção. 3º Item – Redistribuição de parte das aulas do Prof. Rodrigo Penna. O Prof. Renato comunicou aos presentes que foi exarada pelo SEGEPE, uma portaria concedendo ao Prof. Rodrigo, a redução de sua carga de trabalho em cinquenta por cento decorrente de um benefício concedido por lei a pessoas portadoras de necessidades especiais. Seria necessário, então, que alguns professores do DF assumissem seis aulas em três turmas do Prof. Rodrigo. Após discussão, os professores Leonardo Gabriel, Marcos Paulo e Pazzini se ofereceram para assumirem os encargos. Colocada em votação a redução de carga horária do Prof. Rodrigo e a transferência de encargos foi aprovada com dezesseis votos a favor e uma abstenção. 4º item – Aprovação da ata da assembleia 10 do DF. A ata da reunião 010 do DF foi lida pelo Prof. Claudio. Feitas as correções sugeridas pelos presentes, o texto foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. 5º item – Discussão sobre aulas práticas no ERE. Inicialmente o Prof. Claudio relatou o quadro das Físicas Experimentais para os presentes. Antes da pandemia contávamos com 16 turmas de 12 alunos cada na F. E. 1 (192 vagas). Na F. E. 2 eram 14 turmas, correspondendo a 168 vagas. Normalmente entram no CEFET 240 alunos por semestre. Não sabemos a taxa de evasão, portanto não sabemos também se estamos com um represamento de alunos. Após a suspensão da aplicação do artigo 44 pela DirGrad na gestão anterior, alguns alunos deixaram para cursar as F. E. no final do curso. No início do atual semestre letivo, a Chefia recebeu o pedido para ofertar as F. E. para 7 alunos prováveis formandos. Após reunião com a Diretoria do Campus NG, ficou claro que não seria possível ofertarmos estas disciplinas. Os alunos foram, então, matriculados na unidade de Timóteo. Antes de colocar o tema em discussão, o Prof. Claudio apresentou a sua proposta: o DF ofereceria as disciplinas experimentais no ERE já a partir do próximo semestre. Entretanto a preparação começaria agora, sendo preparadas pelos professores na forma de vídeos que seriam utilizados por todos para otimizar o trabalho. Aberta a discussão, várias opiniões foram ouvidas ao longo de uma hora de discussão. Ficou claro que aulas práticas no ERE não substituem as aulas de laboratório, mas é o que pode ser feito no momento. Foram feitas propostas de aulas com simulações e demonstrações filmadas. Experimentos caseiros foram descartados para evitar colocar os alunos em risco e também eximir o professor de responsabilidade. Foi dito que não há possibilidade de propor novas disciplinas, pois não haveria tempo para serem aprovadas em todas as instâncias. A ideia seria montar novos experimentos sem alterar as ementas das disciplinas. Com a reformulação das mesmas, deveríamos aproveitar para pedir recursos à DG, já que os laboratórios estão carentes. Para dar ordem aos encaminhamentos, foi proposto que votássemos, inicialmente, se o DF concorda em ofertar as disciplinas experimentais no ERE no próximo semestre. Submetida a votação, a proposta de oferta foi aprovada com dezesseis votos a favor, duas abstenções e um voto contrário. O Prof. Anderson aproveitou para dizer que os procedimentos nas disciplinas talvez não possam ser chamados de experimentos e o Prof. Diego mencionou que há o risco das disciplinas serem adotadas na instituição como definitivas e não emergenciais. Prosseguindo, o Prof. Claudio pediu voluntários para compor uma comissão para coordenar os trabalhos de elaboração do material de ensino para as aulas práticas no ERE. A comissão foi, então, composta pelos professores Claudio, Diego, Pazzini, Eduardo e Humberto. Submetida a votação, a formação foi aprovada com dezesseis votos a favor e uma abstenção. 6º item – Outros assuntos. Não houve solicitação para outros assuntos. 7º item – Informes da Chefia e dos Membros do DF. O Prof. Claudio informou que devido ao atraso na publicação da resolução sobre seleção de monitores pela DirGrad, não foi possível iniciar a tempo o processo de seleção de novos monitores. Entretanto, três dos quatro monitores do DF já manifestaram desejo de continuar o trabalho. A Chefia fará o encaminhamento das renovações de acordo com as regras estabelecidas pela DirGrad. Nada mais havendo a registrar, eu, Prof. Claudio Antunes de Siqueira, lavrei a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais presentes. Belo Horizonte, vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e um.
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