
Às quatorze horas e trinta minutos do dia 21 de fevereiro de 2025, na sala 117, do prédio 20, do Campus Nova Gameleira, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, realizou-se a 48ª Reunião Ordinária da Assembleia do Departamento de Física (DF) sob a presidência do Professor Eduardo Célio Boaventura, contando com a presença dos professores Allbens Atman Picardi Faria, Almir Gonçalves Vieira, Anderson Fabian Ferreira Higino, Diego Cézar Monteiro de Mendonça, Francisco Pazzini Couto, Humberto Alencar de Paiva, Ivo de Jesus Ramos, José Carlos Bezerra, Kilder Leite Ribeiro, Leonardo Gabriel Diniz, Leonardo dos Santos Lima, Luis Argel Poveda Calvino, Marcos Paulo Pontes Fonseca, Mateus de Souza Ângelo, Mauro Lúcio Lobão Iannini, Renato Pontone Júnior, Sidney Maia Araújo, Sidney Nicodemos da Silva, Thiago Gomes de Mattos, Wanderley dos Santos Roberto e Weber Hanry Morais e Feu, o Técnico-Administrativo Marcos Geraldo Rodrigues Maria e secretariando a Assembleia a servidora Técnico-Administrativa Gislene de Fátima Silva. Após a verificação do quórum, o Presidente deu início a Assembleia apresentando a pauta proposta: 1 – Justificativas de Ausências; 2 – Apreciação da ata da 47ª reunião da Assembleia do DF; 3 – Apresentação do professor Kilder; 4 – Convite para participar do NAAPI-NS; 5 – Definição dos dias e horários das reuniões da Assembleia (formalização de um calendário); 6 – Criação de comissão para atualização do site do DF; 7 – Escolha dos coordenadores de nível e dos coordenadores de laboratório; 8 – Modificação dos PDs dos 1os anos dos cursos de Ele e Elt, em função do vestibular seriado da UFMG; 9 – Criar comissão para cadastro do laboratório de Física Experimental Avançada; 10 – Proposta para atuação da servidora Gislene como laboratorista Campus Nova Suíça; 11 – Desvinculação das disciplinas da graduação; 12 – Vigência e atualização/modificação do Regimento do DF; 13 – Informes da Chefia e dos membros do DF. Foram apresentadas inclusões de pontos de pauta: 1 – Criar comissão para preencher o documento “consulta orçamentária” encaminhado pela Diretoria do Campus Nova Gameleira; 2 – Coordenação de Graduação contatar os departamentos de Matemática e Computação para priorizar os horários das disciplinas equalizadas e, em seguida, das técnicas; 3 – solicitação de abertura de turma enviada por aluno via e-mail; 4 – Erro na atribuição de encargos do professor Humberto. Após aprovação unânime pela assembleia (23 votos favoráveis), a pauta passou a ter a seguinte configuração: 1 – Justificativas de Ausências; 2 – Apreciação da ata da 47ª reunião da Assembleia do DF; 3 – Apresentação do professor Kilder; 4 – Convite para participar do NAAPI-NS; 5 – Definição dos dias e horários das reuniões da Assembleia (formalização de um calendário); 6 – Criação de comissão para atualização do site do DF; 7 – Criar comissão para preencher o documento “consulta orçamentária” encaminhado pela Diretoria do Campus Nova Gameleira; 8 – Análise de erro na atribuição de encargos do professor Humberto; 9 – Solicitação de abertura de turma enviada por aluno via e-mail; 10 – Escolha dos coordenadores de nível e dos coordenadores de laboratório; 11 – Modificação dos PDs dos 1os anos dos cursos de Ele e Elt, em função do vestibular seriado da UFMG; 12 – Criar comissão para cadastro do laboratório de Física Experimental Avançada; 13 – Proposta para atuação da servidora Gislene como laboratorista Campus Nova Suíça; 14 – Desvinculação das disciplinas da graduação; 15 – Vigência e atualização/modificação do Regimento do DF; 16 – Informes da Chefia e dos membros do DF. Seguiu-se então ao debate e deliberações acerca de cada ponto. 1 – Justificativas de Ausências: o presidente informou que os professores Antônio Francisco Cruz Arapiraca, Rodrigo Penna e Rogério Helvídio Lopes Rosa tem suas faltas justificadas por estarem em licença para tratamento de saúde e que estas eram as únicas justificativas recebidas pela chefia para ausências nesta reunião; 2 – Apreciação da ata da 47ª reunião da Assembleia do DF: após leitura e solicitações de modificação em alguns pontos, a ata foi aprovada com 01 abstenção, nenhum voto contrário e 22 favoráveis. O presidente ficou incumbido da tarefa de cadastrá-la no SIPAC para que todos possam assinar; 3 – Apresentação do professor Kilder: foram dadas as boas-vindas ao novo integrante do Departamento de Física do CEFET-MG, professor redistribuído da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Kilder Leite Ribeiro, que fez uma breve apresentação de si e informou que ainda não houve a transferência do seu código de vaga, fato que tem dificultado seu acesso aos sistemas institucionais, mas que tal evento está sendo tratado nos setores competentes e espera estar solucionado até o início do próximo semestre. 4 – Convite para participar do NAAPI-NS: Após discussão aprovou-se, por unanimidade, a indicação do professor Rodrigo Penna; 5 – Definição dos dias e horários das reuniões da Assembleia (formalização de um calendário): o professor Allbens propôs que as reuniões ordinárias do Departamento sejam realizadas na 2ª sexta-feira de cada mês, proposição acatada e aprovada por unanimidade pela Assembleia (23 votos favoráveis), ficando a sugestão de que, em caso de feriado ou outro impedimento, a data da reunião seja a próxima sexta-feira útil, facilitando assim os agendamentos prévios de cada membro; 6 – Criação de comissão para atualização do site do DF: a comissão foi composta pelos professores Diego Mendonça, Wanderley Roberto e pela TAE Gislene Silva. Aprovado por unanimidade (23 votos favoráveis); 7 – Criação da comissão para preencher o documento “consulta orçamentária” encaminhado pela Diretoria de Campus Nova Gameleira: o professor Diego Mendonça relatou sobre o funcionamento do orçamento nas unidades. A Comissão foi composta pelos professores Humberto Paiva, Marcos Paulo e Francisco Pazzini. A comissão foi aprovada com 22 votos favoráveis, 1 abstenção e nenhum contrário; 8 – Análise do erro na atribuição de encargos do professor Humberto: o professor Humberto Paiva apresentou aos demais discordância com o seu horário finalizado na planilha de atribuição de encargos, dizendo que não fora o acordado anteriormente, solicitando correção e retorno ao acordo original. O professor Poveda, responsável pela finalização da planilha, após a admissão da ocorrência de um erro, apresentou na tela o resultado final para que todos pudessem acompanhar o debate, informando que as negociações feitas com outros Departamentos e Coordenações de Curso não poderiam mais ser modificados. Foi criado um impasse que culminou com o abandono da reunião por parte do prof. Humberto. O debate continuou, sendo elencadas várias possibilidades, porém essas deveriam ser discutidas, posteriormente, com o próprio professor Humberto. Nesse sentido o professor Luis Poveda ficou encarregado de apresentar nova planilha que será negociada entre os professores Humberto, José Carlos e Sidney Nicodemos; 9 – Solicitação de abertura de turma enviada por aluno via e-mail: o presidente da assembleia informou que um aluno/grupo de alunos havia enviado um e-mail solicitando abertura de uma turma de física experimental II. A Assembleia decidiu que ficará a cargo da chefia informar aos alunos que o procedimento correto é a solicitação através da Coordenação de Curso. 10 – Escolha dos coordenadores de nível e dos coordenadores de laboratório: as Coordenações de nível tiveram como candidatos os professores Thiago Mattos (Graduação) e Francisco Pazzini (EPTNM), enquanto que para a Coordenação de Laboratórios da Graduação houve a candidatura do professor Anderson Higino. Os três foram aprovados por unanimidade (22 votos). Para a Coordenação dos Laboratórios dos cursos técnicos, no Campus Nova Suíça, não houve candidatura/indicação, ficando a função em aberto. Nesse momento da reunião foi observado que o tempo de realização da assembleia estava findando, sendo proposto pelo presidente aumentar o prazo para mais meia hora de debates, aprovado por unanimidade dos presentes (22 votos favoráveis). 11 – Modificação dos PDs dos 1os anos dos cursos de Ele e Elt, em função do vestibular seriado da UFMG: diante da necessidade de equalizar o tratamento a todos os cursos, reconhecendo não haver necessidade de tratamento diferenciado entre os diversos cursos da EPTNM, o Departamento informará aos coordenadores de curso, que têm seus PPC’s diferentes dos demais, que o Departamento de Física ministrará suas aulas em conformidade com os demais cursos, solicitando que todos adequem seus PPC’s para, no máximo, o ano letivo de 2026. Proposição aprovada com 17 votos favoráveis, 4 abstenções e 1 voto contrário. 12 – Criação de comissão para cadastro do Laboratório de Física Experimental Avançada: visando a implantação do Laboratório de Física Experimental Avançada (LFEA): o professor Sidney Nicodemos fez um informe sucinto sobre o edital aberto do MCTI/FINEP/FNDCT ProInfra e a estratégia da DPPG/CEFET-MG para esta chamada, que destina-se ao apoio financeiro para “Expansão e Desenvolvimento de Infraestrutura de Pesquisa”, expondo que poderão ser solicitados recursos de até 2,5 milhões de reais num subprojeto para a instalação e consolidação do LFEA e ressaltou também a importância destes recursos para o fortalecimento da pesquisa no DF. Disse ainda que o título do projeto será: “BIOPOWER – Expansão da Infraestrutura para Pesquisa em Transitórios Eletromagnéticos e Integração de Bioeletricidade na Rede Elétrica”. Já estão sendo feitas tratativas junto aos Departamentos de Engenharia Mecânica e Elétrica para implementação desta proposta e a definição de espaços para a pesquisa. Na sequência, foi proposta e aprovada por unanimidade, 22 votos favoráveis, a criação da referida Comissão, composta pelos professores Marcos Paulo, Kilder, Leonardo Lima, Sidney Nicodemos e também pela professora colaboradora Cleide Soares, esta última como presidente. O prazo para os trabalhos dessa Comissão se estende até dia 24 de abril (data limite para a submissão do projeto). As seguintes ações deverão ser integralizadas pela Comissão: 1) cadastramento do LFEA na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE); 2) consubstanciar uma proposta pertinente, do DF, para esta Chamada e; 3) detalhar/orçar os equipamentos a serem solicitados para o DF. Os demais itens da pauta, devido ao adiantado da hora, ficaram para ser debatidos na próxima reunião ordinária, que será realizada no mês de abril, uma vez que no decorrer do mês de março os docentes estarão gozando de férias regulamentares. Nada mais havendo a tratar, eu, Gislene de Fátima Silva, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais presentes. Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2025.