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CEFET-MG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA - NG
Ata da 56ª Reunião da Assembleia do Departamento de Física, realizada em 10 de outubro de 2025.

Às quatorze horas e trinta minutos do dia dez de outubro de 2025, na sala 117, do prédio 20, do Campus Nova Gameleira, do CEFET-MG, realizou-se a quinquagésima sexta Reunião Ordinária da Assembleia do Departamento de Física (DF), sob a presidência do Professor Eduardo Célio Boaventura contando com a presença dos professores Allbens Atman Picardi Faria, Almir Gonçalves Vieira, Diego Cézar Monteiro de Mendonça (secretariando a reunião), Humberto Alencar de Paiva, Kilder Leite Ribeiro, Leonardo Gabriel Diniz, Leonardo dos Santos Lima, Luis Argel Poveda Calvino, Marcos Paulo Pontes Fonseca, Olavo de Britto Abla (convidado), Renato Pontone Júnior, Raony Antônio de Almeida Amorim (convidado), Rodrigo Penna, Rogério Helvídio Lopes Rosa, Sidney Nicodemos da Silva, Thiago Gomes de Mattos, Wanderley dos Santos Roberto e Weber Hanry Morais e Feu, do servidor técnico-administrativo Marcos Geraldo Rodrigues Maria. Após a verificação do quórum, o Presidente deu início à Assembleia, com a seguinte proposta de pauta: 1. Aprovação da pauta. 2. Justificativas de Ausências. 3. Apreciação da Ata da 55ª reunião da Assembleia do DF. 4. Aprovação das portarias ad referenda para comissão de progressão do prof. Mateus, inclusão do prof. Wanderley para suplente na banca do PSS, comissão de progressão do prof. Diego, comissão de estágio probatório do servidor Marcos Geraldo, comissão de monitoria da graduação, comissão de manifestação dos correquisitos. 5. Pedido de afastamento para capacitação do prof. Francisco Pazzini. 6. Relato da comissão ELE/ELT. 7. Criação de comissão de gestão de pessoas do DF. 8. Indicação de um professor do DF como membro da CGLAB-NS. 9. Leitura e discussão do Regimento do DF. 10. Informes da Chefia e dos membros do DF.  Item 1, Aprovação da pauta. Foi solicitada a inclusão de dois itens na pauta. Os itens incluídos foram: “Constituição da comissão para análise dos RIDs 2024/2 e 2025/1” e “Substituição do Prof. Eduardo Boaventura na disciplina Fundamentos de OFT, devido a licença médica”, com 16 votos favoráveis. A pauta aprovada ficou da seguinte forma: 1. Aprovação da pauta. 2. Justificativas de Ausências. 3. Apreciação da Ata da 55ª reunião da Assembleia do DF. 4. Constituição da comissão para análise dos RIDs 2024/2 e 2025/1. 5. Substituição do Prof. Eduardo Boaventura nas turmas de Fundamentos de OFT, devido a licença médica. 6. Aprovação das portarias ad referenda para comissão de progressão do prof. Mateus, inclusão do prof. Wanderley como suplente na banca do PSS, comissão de progressão do prof. Diego, comissão de estágio probatório do servidor Marcos Geraldo, comissão de monitoria da graduação, comissão de manifestação dos correquisitos. 7. Pedido de afastamento para capacitação do prof. Francisco Pazzini. 8. Relato da comissão ELE/ELT. 9. Criação de comissão de gestão de pessoas do DF. 10. Indicação de um professor do DF como membro da CGLAB-NS. 11. Leitura e discussão do Regimento do DF. 12. Informes da Chefia e dos membros do DF. Item 2, Justificativas de Ausências. O prof. Mauro Lobão está em reunião no colegiado do curso de Química, agendada antes da convocação da assembleia departamental, os professores Francisco Pazzini, Sidney Maia e Ivo Ramos estão em aula, no curso de pós-graduação em Educação Tecnológica, o prof. Mateus Ângelo informou ter um compromisso de orientação a uma discente fora do campus, o Prof. Anderson Higino informou ter um compromisso com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), e, por fim, a servidora Gislene Silva e o prof. Antônio Arapiraca estão em licença. O prof. Leonardo Gabriel questionou o que estaria sendo votado e o prof. Eduardo explicou, com exemplos, que se trataria de votar o aceite da justificativa previamente enviada pelo membro da assembleia. O Prof. Leonardo Gabriel pediu que conste em ata que se absterá de votar ausências de casos que não são do RJU. As justificativas foram aprovadas, por 15 votos favoráveis e 2 abstenções. Item 3, Apreciação da Ata da 55ª reunião da Assembleia do DF. Após a leitura e aplicação das correções apontadas pelos presentes, a ata foi aprovada por 17 votos favoráveis e 1 abstenção. Item 4, Constituição da comissão para análise dos RIDs 2024/2 e 2025/1. O prof. Eduardo enfatizou que os RIDs devem ser feitos até o dia 24/10, e pediu aos presentes para que não demorassem com o preenchimento para facilitar o trabalho da comissão, e sugeriu como encaminhamento que seja mantida a mesma comissão avaliadora dos períodos anteriores. O prof. Renato comentou que ele e outros colegas já haviam enviado seus RIDs antes do memorando GDG nº 460/2025, de 2 de outubro de 2025, que informou sobre alterações no sistema de cálculo da pontuação de encargos, em função da atualização da resolução em questão. Deliberou-se que os professores que adiantaram o envio seriam responsáveis pela conferência das suas submissões e entrariam em contato com a chefia para devolvê-la, em caso de discrepâncias. A proposta de manter a mesma comissão, com os professores Weber (presidente), Renato e Luis Argel foi aprovada com 17 votos favoráveis e 1 abstenção. Item 5, Substituição do Prof. Eduardo Boaventura nas turmas de Fundamentos de OFT, devido a licença médica. O prof. Eduardo informou que tem previsão de se submeter a uma intervenção cirúrgica nos próximos 15 dias e que então se afastaria com uma licença médica para sua plena recuperação, e que pensou no prof. Anderson Higino para ajudá-lo a cobrir alguns horários, mas que outros voluntários seriam potencialmente necessários. Os professores Luis Argel e Wanderley se ofereceram para cobrir os horários 24T34. O prof. Rogério se ofereceu para cobrir os horários da quarta-feira, e o prof. Allbens se ofereceu para cobrir os horários 24T56. Item 6, Aprovação das portarias ad referenda para comissão de progressão do prof. Mateus, inclusão do prof. Wanderley como suplente na banca do PSS, comissão de progressão do prof. Diego, comissão de estágio probatório do servidor Marcos Geraldo, comissão de monitoria da graduação, comissão de manifestação dos correquisitos. Os presidentes de cada uma das comissões constituídas ad referenda se manifestaram sobre a situação dos trabalhos das suas comissões. O prof. Diego expôs brevemente para a assembleia quais disciplinas equalizadas estariam sujeitas à alteração de requisitos. Item 7, Pedido de afastamento para capacitação do prof. Pazzini. O prof. Weber relembrou que o pedido do prof. Pazzini foi enviado via e-mail, com projeto anexado, para apreciação da assembleia. Para a adequada apreciação do pedido, o prof. Wanderley sugeriu a constituição do comitê científico, conforme o regulamento do departamento, e o prof. Eduardo sugeriu como encaminhamento 1 a “criação do comitê científico conforme o regimento do DF”. O prof. Leonardo Gabriel comentou que pedidos de afastamento desta natureza devem ser apreciados diretamente no pleno, sem necessidade de comissão, e argumenta que não deve existir um Comitê Científico no Departamento de Física, pois ele seria uma burocracia desnecessária para avaliar um professor que já está aprovado no programa de doutorado em educação da instituição e, além disso, estaria desalinhado com o rito do edital de afastamento do CEFET-MG, sugerindo como encaminhamento 2 que “a assembleia deve votar a anuência conforme o edital de afastamento do CEFET”. O prof. Marcos Paulo manifestou preocupação em relação ao impacto às atividades departamentais ao se conceder um afastamento sem a devida discussão prévia. Submetidas as propostas à votação, o encaminhamento 1 recebeu 13 votos favoráveis, o encaminhamento 2 recebeu 1 voto favorável, e 4 se abstiveram, aprovando-se então a criação do comitê científico conforme o regimento do DF. Em discussão, sugeriu-se os nomes dos professores Allbens (presidente), Leonardo Lima e Sidney Nicodemos. A composição foi aprovada por 17 votos favoráveis e 1 abstenção. Item 8, Relato da comissão ELE/ELT. O prof. Renato expôs ao pleno que a comissão reuniu-se com a DEPT e com as coordenações dos cursos envolvidos, e desta reunião decidiu-se pela reversão do conteúdo do 1º ano para o conteúdo regular já a partir do ano que vem, e que a regularização do conteúdo do 2º e do 3º ano seriam revertidos futuramente, e que durante essa transição o departamento deveria discutir a viabilidade da inversão entre conteúdos do 2º e 3º ano para as turmas em transição, de forma a atender as demandas das coordenações dos cursos. O prof. Rogério explicou a razão dessa tratativa do DF com os cursos ELE/ELT para os demais colegas do pleno, visto que essa questão originou-se na antiga Coordenação de Área de Ciências. Item 9, Criação de comissão de gestão de pessoas do DF. O prof. Marcos Paulo, proponente do ponto de pauta, pediu a sua retirada. Item 10, Indicação de um professor do DF como membro da CGLAB-NS. O prof. Diego explicou brevemente sobre o funcionamento das CGLAB, reforçando a importância desta representação para a obtenção de apoio técnico e recursos financeiros para os laboratórios de física daquele campus. O prof. Marcos Paulo se ofereceu para assumir o posto, e a sua indicação foi aprovada com 13 votos favoráveis e 2 abstenções. Com o fim do tempo regulamentar da reunião, o prof. Eduardo adiantou os informes, relatando que na nossa próxima reunião provavelmente teremos a participação do Comitê de Prevenção de Assédio e Violência, por exigência da Diretoria Geral e que a próxima assembleia deverá acontecer no dia 31 de outubro, uma vez que os RIDs precisam ser aprovados antes do dia 7 de novembro, ficando os demais pontos de pauta não apreciados para as reuniões seguintes. Nada mais havendo a tratar, eu, Diego Cézar Monteiro de Mendonça, lavrei a presente ata que, após aprovada, será assinada por mim e pelos demais presentes.


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