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CEFET-MG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA - NG
Ata da 71ª Reunião da Assembleia do Departamento de Física e Matemática, realizada em 05 de fevereiro de 2015.

Às dez horas e trinta minutos do dia 05 de fevereiro de dois mil e quinze, na sala 2 do Lato Sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, realizou-se a septuagésima primeira Reunião Ordinária da Assembleia Departamental do Departamento de Física e Matemática – DFM –, sob a presidência do Professor Wanderley dos Santos Roberto, contando com a presença dos professores, Anderson Fabian Ferreira Higino, Arthur Rodrigo Bosco de Magalhães, Camila Ferreira de Souza, Carlos Magno Martins Cosme, Cláudio Antunes de Siqueira, Daniel Carlos Leite, Fausto de Camargo Júnior, Giancarlo Queiroz Pellegrino, Jane Lage Bretas, Jeanne Carmo Amaral Dias, Leonardo dos Santos Lima, Luciano Coutinho dos Santos, Luis Argel Poveda Calviño, Marcelo Valadares de Magalhães Pereira, Márcia da Mota Jardim Martini, Tatiana Leal Barros, Thiago Gomes de Mattos e o Técnico-Administrativo Alexandre Pereira Diniz. Os professores André Ferreira e Pereira, Ester Naves Machado Borges, Grace Ribeiro da Silva, José Geraldo Peixoto de Faria, Rodrigo Tomás Nogueira Cardoso e Sandra Mara Alves Jorge, justificaram suas ausências. Após a verificação do quórum, o Presidente da Assembleia, colocou em votação a seguinte proposta de pauta: 1º – Justificativas de ausências; 2º – Composição ad referendum da comissão para avaliação de progressão funcional docente; 3º – Composição ad referendum da banca de professor temporário de matemática; 4º – Apreciação da distribuição dos encargos didáticos do 1º/2015; 5º – Comissão para edital de monitoria para 2015; 6º – Solicitação da comissão do PDI para comparecer em uma assembleia do DFM; 7º – Pedido da DIRGRAD de relatório sobre Cálculo II-B; 8º – Pedido de afastamento da Profª Márcia para pós-doutorado; 9º – Outros assuntos 10º – Apreciação da ata da 70ª assembleia. Colocada em votação, a proposta de pauta foi aprovada por unanimidade. 1º – Justificativas de ausências: O Presidente apresentou as  justificativas de ausências, as quais, colocadas em votação, foram aprovadas por unanimidade. 2º – Composição ad referendum da comissão para avaliação de progressão funcional docente. O Presidente informou que, para avaliar processo de progressão horizontal da Profª Márcia, ele constituiu ad referendum, uma comissão para avaliação composta, na seguinte ordem, por Prof. Wanderley dos Santos Roberto (Presidente) e Allbens Atman Picardi Faria (Suplente), Prof. Giancarlo Queiroz Pellegrino (Titular) e Prof. Luciano Coutinho dos Santos (Suplente), Profª. Grace Ribeiro da Silva (Titular ) e Profª.  Ester Naves Machado Borges (Suplente). Colocada em votação a composição foi aprovada por maioria, registrando-se duas abstenções. 3° – Composição ad referendum da banca de professor temporário de matemática. O Prof. Wanderley informou que o concurso para professor temporário, edital 217/2014, teve apenas uma professora aprovada e assim teve que solicitar abertura de outro edital. Diante da urgência constituiu, após consulta ao núcleo de matemática, uma banca com a seguinte composição: Profª. Grace Ribeiro da Silva (Presidente), Prof. Carlos Magno Martins Cosme (Titular), Prof. André Ferreira e Pereira (Titular), Luciano Coutinho dos Santos (Suplente) e a Profª. Sandra Mara Alves Jorge (Suplente). Colocada em votação a composição foi aprovada por unanimidade. 4º – Apreciação da distribuição dos encargos didáticos do 1º/2015. O Prof. Wanderley passou a palavra às Coordenações de Núcleos de Matemática e de Física, que apresentaram as respectivas distribuições de encargos de cada núcleo do departamento. Foi aprovado que o departamento não ofertará turmas extras antes da contratação de professores temporários para lecioná-las. Após a apreciação, as distribuições de encargos foram postas em votação e aprovadas por unanimidade. 5º – Comissão para edital de monitoria para 2015. O Prof. Wanderley apresentou o Memo Dirgrad Nº 27/2015 que trata de abertura de edital de monitoria para o ano de 2015. Em seguida ele enfatizou a necessidade de se ter professores interessados em elaborar a prova para a seleção e também em orientar os monitores. Após consulta aos presentes, foi aprovada por maioria, a comissão responsável pelo processo seletivo de monitores, composta por Camila Ferreira de Souza (Presidente), Jane Lage Bretas e Luis Argel Poveda Calviño. 6º – Solicitação da comissão do PDI para comparecer em uma assembleia do DFM. O Presidente apresentou um requerimento da Comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que solicita participar de uma assembleia do DFM. O pedido foi aprovado, registrando-se apenas uma abstenção. 7º – Pedido da DIRGRAD de relatório sobre Cálculo II-B. O Prof. Wanderley apresentou o Memo DIRGRAD 359/14, que solicita a elaboração um relatório detalhando as dificuldades pedagógicas enfrentadas pelos alunos em relação à disciplina Cálculo 2B. O Presidente esclareceu que o pedido está relacionado com questionamentos dos membros do Conselho de Graduação durante a apreciação do processo de semestralidade do curso de Química Tecnológica. Após debates sobre o tema, foi aprovado a composição composta pelos professores Anderson Fabian Ferreira Higino (Presidente) e Jane Lage Bretas. 8º – Pedido de afastamento da Profª Márcia para pós-doutorado. O Presidente passou a palavra à Prof. Márcia, solicitando-a que esclareça sobre o conteúdo do processo nº 23062.000241/2015-14 que trata de seu pedido de qualificação. Após esclarecimentos, atendendo ao que foi discutido na 70ª assembleia departamental, o Prof. Wanderley propôs que a comissão responsável pelo Plano de Desenvolvimento Departamental do DFM fosse incumbida de avaliar o processo citado. Colocada em votação a proposta foi aprovada por maioria, registrando-se duas abstenções. 9º – Outros assuntos: O Prof. Wanderley informou sobre o Memo DIR-2212/14 que trata do Plano Anual de Encargos Didáticos e do Relatório de Encargos Didáticos Acadêmicos. E informou que, conforme consta no documento, todos devem enviar o Plano Anual de Encargos Didáticos para a chefia, para que o mesmo os encaminhe até a data prevista no memorando para a Diretoria Geral. O Presidente informou sobre a necessidade do preenchimento do Relatório de Encargos Didáticos Acadêmicos e que este será apreciado pela comissão responsável por avaliar o Plano Anual de Encargos Didáticos e Relatório de Encargos Didáticos Acadêmicos dos docentes do DFM. Em seguida, o Presidente encerrou a Assembleia. Nada mais havendo a registrar, eu, Wanderley dos Santos Roberto, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais presentes. Belo Horizonte, 11 de fevereiro de dois mil e quinze.


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